SINOPSE
A obra poética de Sophia tem muitas matizes, mas todas luminosas. E nenhuma dessa luz é tão clara como o desejo de liberdade que perpassa muita da sua poesia. É essa a luz que esta noite nos irá alumiar, numa sessão que é também um convite a unirmo-nos aos milhares que, no primeiro 1º de Maio, gritaram em Lisboa a palavra de ordem lançada por Sophia: “A poesia está na rua”.
Desde os anos 50 que Sophia se situa abertamente contra a ditadura, tendo ainda antes do 25 de Abril integrado a Comissão Nacional de Apoio aos Presos Políticos. Este posicionamento político viria a ser decisivo na sua obra poética tendo publicado no livro “Mar Novo” alguns poemas de ataque ao regime.
Para este espetáculo, que conta com a chancela da ‘Comissão das Comemorações do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen’, os poemas que os Poetas do Povo selecionaram incidem, na sua essência, numa faceta que muito marcou a obra da poeta enquanto lutadora contra a ditadura e em prol da Liberdade.
O espetáculo envolve três declamadores, (poetas e performers) que, com acompanhamento musical, ilustram as leituras dos textos e poemas, sendo estes os verdadeiros protagonistas da noite.
A sessão culminará com um momento de microfone aberto ao público, apelando assim à participação de quem queira declamar poemas da poetisa, de outros poetas ou até mesmo da sua própria autoria.
POETAS-DECLAMADORES-MÚSICOS
JOSÉ ANJOS * poeta, declamador e músico | JÚLIA ZUZA * poeta e declamadora | ALEXANDRE CORTEZ * músico | NUNO MIGUEL GUEDES * jornalista e argumentista