MISSÃO / HISTORIAL

A QUADRICULTURA é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como objetivos estatutários a realização de eventos culturais musicais e de dança, a dinamização de espaços de discussão e de debate, de encontros literários, recitais de poesia e de divulgação teatral de interesse para o Município.

Historial

Em 2001 um movimento associativo pujante com grande capacidade de atração e mobilização e, aliado a uma predisposição da comunidade de Santo André para a participação cívica, favoreceu o desenvolvimento de novos projetos associativos. Reconhecendo o papel estratégico destes movimentos como espaço para fomentar hábitos de cidadania ativa, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém apoiou ativamente todo o processo e, numa ação totalmente pioneira à época, estabeleceu parcerias de colaboração que permitiram às associações atingir uma dinâmica invejável e com objetivos fortes.

É neste ambiente que surge a iniciativa de criar um projeto de âmbito cultural que culminou com a criação da QUADRICULTURA Associação em 2001 que desde logo teve como objetivo promover eventos regulares que criassem na comunidade o gosto e o hábito de assistir a espetáculos culturais.

Numa comunidade como a de Santo André, com uma população originalmente desenraizada, este projeto cultural era decisivo. Por outro lado havia a convicção de que a promoção e divulgação de expressões artísticas na perspetiva de uma lógica cultural integrada, seria um desafio importante, interessante e potenciador de outras iniciativas congéneres.

O projeto QUADRICULTURA inseriu-se assim, desde o seu arranque, no tipo de iniciativa particular de parceria autárquica desenvolvendo a sua atividade de uma forma integrada com outras entidades já existentes designadamente com a Escola Secundária Padre António Macedo (ESPAM) através da cedência da ocupação do Auditório, o que permitiu uma maior interação entre a escola no meio cultural, reunindo assim um conjunto de sinergias entre outros parceiros sociais e institucionais (Junta Freguesia Santo André e AJAGATO).

Optou-se assim por realizar pequenos espetáculos, de periodicidade mensal, a realizar à sexta-feira num espaço com boas condições acústicas, aliando as características do local com a ideia de que a Escola deve ser um polo difusor de cultura.

A dinâmica desta iniciativa com a marca “C”extas de Cultura, uma combinação entre a ideia de união ou conjunto cultural (Cesta) e o dia de realização (Sexta), com uma programação simultaneamente abrangente e diversificada da música mais popular à mais erudita passando pela dança até à representação teatral e sobretudo o apoio maciço do público criaram as condições para o surgimento de um novo projeto: o Festival Jazz AlémTejo, cuja 1ª edição se realizou em 2005, com o objetivo de preencher um espaço então inexistente no Concelho de Santiago.

A calendarização sistemática, a diversidade das propostas, mas acima de tudo uma programação artística de grande qualidade, têm levado à crescente fidelização de públicos e à consolidação destes dois projetos, que decorrem ininterruptamente até hoje pelo enorme entusiasmo com que foram acolhidos pelo público.

A Associação tem sido alvo de reconhecimento público destacando-se a atribuição do Estatuto de “Interesse Cultural” por parte do Ministério da Cultura, e da Autarquia, com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, em 24/07/2009, e da Medalha de Mérito da Freguesia Santo André, em 01/07/2012.

QUADRICULTURA Associação