SINOPSE
Joana Amendoeira é considerada uma das mais importantes fadistas da “Nova Geração”. No seu cantar, o Fado ganha novo brilho, nova atitude, sem se desviar da tradição.
Nascida em Santarém (Ribatejo), uma das regiões portuguesas com grande tradição de Fado, muito cedo descobriu o apelo para ser fadista e, aos 12 anos, vence a “Grande Noite do Fado do Porto”.
O seu percurso conta com oito discos editados e várias participações em compilações especiais de Fado, nacionais e internacionais, assim como com vários prémios (entre eles, o de melhor Disco de Fado 2008, atribuído pela Fundação Amália Rodrigues). Foi selecionada para se apresentar em diversas feiras internacionais de música, como o Mercat de Musica Viva de Vic (2003, Espanha) e a Strictly Mundial (2005, Canadá) e teve a oportunidade de fazer digressões por diversos países como Espanha, Itália, Hungria, Lituânia, Suécia, Brasil, Argentina, EUA, Índia e Japão.
O seu último disco, Amor mais perfeito (2012), é um tributo especial ao seu grande mestre, José Fontes Rocha, um dos maiores guitarristas e compositores do Fado.
Para a Quadricultura, a proposta para o início da 13.ª edição das “C”extas de Cultura é Joana Amendoeira, que defende com orgulho o legado do Fado sem se esquecer da sua própria expressão artística.