JAZZ-ALEMTEJO2022

NoA

25 fevereiro (6ªf) ' 22H

ESCOLA PADRE ANTÓNIO MACEDO – VILA NOVA DE SANTO ANDRÉ

Composto por Nuno Costa nas guitarras, Óscar Graça no piano e teclados e André Sousa Machado na bateria e percussão, NoA é um trio à vista desarmada. Soa a sexteto, desdobra-se facilmente numa orquestra. O teclado trabalha às ordens do piano e do inexistente baixista, a bateria acumula funções com a percussão, e a guitarra multiplica-se e viaja por todo o espectro auditivo.

Desde 2012 o grupo tem feito concertos por toda a Península Ibérica, desde clubes a festivais, e vem trabalhando um som muito próprio num estilo especialmente difícil de descrever – nasce no jazz, passeia-se pelo rock, pela pop, pela canção portuguesa, e desagua constantemente em sítios imprevisíveis. O groove é a directriz principal e a forma muito flexível, escapando-se frequentemente a todos os cânones clássicos. Com uma sonoridade elegante, personalidade musical bem vincada e melodias bem delineadas, este projecto procura assim estabelecer uma estética de fusão entre a contemporaneidade da música cosmopolita e a tradição da música improvisada com origem no jazz.

músicos:
André Sousa Machado bateria e percussão
Nuno Costa guitarra
Óscar Graça teclados

The Soaked Lamb

26 fevereiro (sáb) ' 22H

AUDITÓRIO MUNICIPAL ANTÓNIO CHAINHO – SANTIAGO DO CACÉM

Tic-tac, tic-tac, tic-tac. O mecanismo do relógio de parede numa casa perdida noutro tempo assinala a inclemente marcha do tempo. Até ao dia em que mais ninguém se lembrou – ou assim decidiu – de lhe dar corda. E ele para lá ficou, parado para sempre.

Podemos dizer que foi assim que começou o 4ª álbum dos The Soaked Lamb: com um relógio parado….
….. nestas 12 músicas os The Soaked Lamb quiseram desacelerar o tempo até que pare. Antes que seja demasiado tarde.

…… Este é também o resultado da lentidão da banda. São músicos sem pressa. Não têm tempo para isso.

Afonso Pais

5 março (sáb) ' 22H

ESCOLA PADRE ANTÓNIO MACEDO – VILA NOVA DE SANTO ANDRÉ

Afonso Pais inaugura um novo capítulo de concretização artística, quatro anos depois da edição discográfica anterior.

No seu mais recente álbum, “O Que Já Importa” é um conjunto de sete temas cujas mensagens se revelam em forma de um mantra, como uma paisagem ou um retrato construídos sob vários feixes de luz, criando um todo irrepetível.

Em palco estão dois trios, três vozes em coro (João Neves, Maria Luísa e Nazaré da Silva) e três instrumentos – à guitarra de Afonso Pais, junta-se a secção rítmica com João Hasselberg, no baixo, e João Correia, na bateria.

músicos:
Afonso Pais guitarra
João Hasselberg baixo
João Sousa  bateria
João Neves, Maria Luísa e Nazaré da Silva vozes

Quarteto Carlos Bica

11 Março (6ªf) ' 22H

ESCOLA PADRE ANTÓNIO MACEDO – VILA NOVA DE SANTO ANDRÉ

Carlos Bica é um dos nomes do jazz nacional com maior projeção além-fronteiras, tendo-se tornado uma referência do Jazz europeu. Entre os vários projetos musicais que lidera e para além das suas participações em outras áreas como o teatro, cinema e dança, o seu trio AZUL com o guitarrista Frank Mobus e o baterista Jim Black, tornou-se na imagem de marca do contrabaixista e compositor.

Para o concerto do JazzAlémTejo, Carlos Bica convidou o saxofonista João Mortágua, o guitarrista Gonçalo Neto e o vibrafonista Eduardo Cardinho, três dos mais talentosos e criativos músicos de uma nova geração de músicos portugueses.

músicos:
Carlos Bica  contrabaixo
João Mortágua saxofone alto e soprano
Gonçalo Neto guitarra
Eduardo Cardinho vibrafone

Isabel Rato Quinteto

12 Março (sáb) ' 22H

ESCOLA PADRE ANTÓNIO MACEDO – VILA NOVA DE SANTO ANDRÉ

Compositora, arranjadora, pianista e produtora, com trabalho seguro junto de grandes nomes da música nacional, Isabel Rato é já um nome singular no panorama do Jazz em Portugal. Teve reconhecimento imediato do seu álbum de estreia em nome próprio, “Para Além da Curva da Estrada” editado em 2016, pela Editora Sintoma Records.

A compositora também lançou em 2019 o seu segundo disco “Histórias do Céu e da Terra” pela Editora Nischo Records, considerado pela revista jazz.pt como um dos melhores discos de jazz nacional de 2019. Presentemente, prepara-se para lançar o seu terceiro disco “Luz” em nome próprio com lançamento na Primavera de 2022.

músicos:
Isabel Rato piano
João David Almeida voz
João Capinha saxofones (soprano, alto e tenor)
João Custódio contrabaixo Alexandre Alves bateria.

 

Tiago Oliveira Coelho Quarteto

5 Março (sáb) ' 23H

JAZZ AFTER HOURS – entrada livre

BAR GRUPO D REPSOL

Tiago Oliveira Coelho, apresenta-se em formato quarteto, acompanhado de três músicos e amigos.
Juntam-se neste concerto para revisitar os standards do cancioneiro norte-americano numa abordagem que mistura a tradição com a música contemporânea.”

músicos:
Bárbara Silva voz
Tiago Oliveira Coelho guitarra eléctrica
André Pizarro Pepe contrabaixo
João Ventura bateria

Chico Santos Trio

11 Março (sex) ' 23H

JAZZ AFTER HOURS – entrada livre

CAFÉ O2

Chico Santos é um baterista da área de Lisboa que nos últimos anos tem trabalhado com alguns artistas de renome no panorama musical português.

Apresenta-se pela primeira vez em nome próprio acompanhado por duas jovens promessas do jazz Portugês Hugo Lobo no Órgão Hammond e Tomás Marques no Saxofone alto, (vencedor do prémio jovens músicos 2019).

Tocando desde o jazz mais tradicional a uma estética mais moderna, a sonoridade do seu trio é marcada pela improvisação mas sempre com um sentido de groove apurado.

músicos:
Francisco Santos bateria
Hugo Lobo orgão
Tomás Marques saxofone

Samuel Pacheco Quarteto

12 março (sáb) ' 23H

JAZZ AFTER HOURS – entrada livre

BAR FRAGATEIRA – LAGOA DE SANTO ANDRÉ 

Samuel Pacheco convida amigos músicos com quem toca há bastante tempo para apresentar repertório na onda do jazz, mpb, entre outros estilos, dando sempre o seu gosto pessoal e o cunho de cada um dos músicos nas várias interpretações.

O quarteto conta com Hugo Portugal na guitarra, Bruno Barrué na bateria, Juliana Mendonça no contrabaixo e Samuel Pacheco como vocalista.

músicos:
Samuel Pacheco voz
Hugo Portugal guitarra
Bruno Barrué bateria
Juliana Mendonça  contrabaixo

QUADRICULTURA Associação